quarta-feira, 9 de setembro de 2009



O BLUES é forma de manifestação musical que surgiu a partir de cantos religioso e cantoria de comunidades dos escravos, com raiz na África Ocidental. O BLUES tinha apelo de protesto contra a escrvidão e essa forma de expressão teve grande influência na música popular ocidental surgindo assim estilos musicais como jazz, rhythm and blues, rock and roll e música country, além de ska-rocksteady, soul music e influenciando também na música pop convencional e até na música clássica moderna.
Charley Patton (1 de maio de 1891 - 28 de abril de 1934) é considerado por muitos como pai do delta blues é um dos mais conhecidos músico do segmento delta blues .
O Delta Blues é o mais antigo segmento do blues, teve sua origem na região 'Mississippi Delta' dos Estados Unidos, que se estende de Memphis, Tennessee a norte, a Vicksburg, Mississippi no sul, e do Rio Mississippi a oeste ao Rio Yazoo a leste. Os instrumentos mais evidentes nessa região na época era a guitarra e a gaita e o mais predominante era o vocal de estilos que vão dos mais introspectivos e calmos aos mais ferozes e entusiásticos. Podemos citar como talendos que despontaram nessa: Son House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Silvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson e muito outros .
Na década de 30 surgiu Robert Leroy Johnson (8 de Maio, 191116 de Agosto, 1938) guitarrista norte-america de blues, o mais importante músico que consagrou formato de 12 compassos para o Blues. A sua inovação musical e sua habilidade com a guitarra influenciaram grandes talentos como: Muddy Waters, Led Zeppelin, Bob Dylan, The Rolling Stones, Johnny Winter, Jeff Beck e Eric Clapton.
No início dos anos 40 surgiram as primeiras grandes bandas de blues, de Sonny Boy Williamson e Big Bill Broonzy. Em 1942 surgiu o grande pulo tecnológico no blues, T-Bone Walker (Linden, Texas, 28 de maio de 191016 de março de 1975) foi o primeiro musico de blues a utilizar uma guitarra acústica amplificada. T-Bone Walker também é precursor do estilo clássico moderno do blues, baseado na repetição 12 compassos da melodia base os solos eram puramente intuitivo e a improvisação é a regra principal do estilo T-Bone Walker . Na metade dos anos 40 já com o surgimento da guitarra elétrica o blues migra do delta do Mississippi para Chicago. Fugindo da repressão e das condições precárias de vida, os músicos de Blues viram em Chicago perspectivas! de novas possibilidades e os permitiu alçarem vôos mais altos com sua música.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela Visita. Seja Bem Vindo e volte, é sempre um prazer a sua companhia.