domingo, 3 de julho de 2011

Jimmy Reed






Reed nasceu em Dunleith, Mississippi em 1925, a aprendeu a tocar gaita e guitarra com Eddie Taylor um velho amigo . Reed se mudou para Chicago, Illinois , em 1943, antes de ser convocado para a Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945, Reed voltou para o Mississippi, por um período breve, se casou com sua namorada, Mary "Mama" Reed, e foi morar em Gary, Indiana para trabalhar na Armour & Co. fábrica de embalagem de carne. Mama Reed aparece como uma background singer sem créditos em muitas de suas canções, "Baby What You Want Me to Do", "Big Boss Man" e "Bright Lights, Big City".

Na década de 1950, Reed tinha se estabelecido como um músico popular e entrou para a "Gary Kings" com John Brim , bem como tocando na rua com Willie Joe Duncan. Reed não conseguiu ganhar um contrato de gravação com a Chess Records, mas assinou um contrato com a Vee-Jay Records. Na Vee-Jay, Reed começou a tocar novamente com Eddie Taylor e logo lançou "You Don't Have to Go".

Reed manteve sua reputação, apesar de sua alcoolismo desenfreado, às vezes sua esposa teve que ajudá-lo a lembrar a letra de suas canções durante a gravação. Em 1957, Reed desenvolveu epilepsia.

Apesar de seus numerosos sucessos, problemas pessoais de Reed impediu de alcançar o mesmo nível de fama como outros artistas de blues popular da época, embora tivesse mais músicas que muitos outros. Quando Vee-Jay Records fechou, Reed assinou um contrato com o jovem ABC-Bluesway , porém, Reed nunca mas foi capaz de criar um outro hit de sucesso. Em 1968, excursionou pela Europa com a American Folk Festival Blues.

Jimmy Reed morreu em Oakland, Califórnia , em 1976, de insuficiência respiratória.

Em 1991, Reed foi postumamente incluido no Rock and Roll Hall of Fame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela Visita. Seja Bem Vindo e volte, é sempre um prazer a sua companhia.